Rose Modesto expõe o perigo da Inteligência Artificial na disseminação de Fake News durante a campanha eleitoral

 

Pela primeira vez, em Mato Grosso do Sul, a inteligência artificial é usada por um pré-candidato. Rose Modesto, presidente do partido União Brasil-MS, pré-candidata a prefeita de Campo Grande, usou a tecnologia e postou, em sua página do Instagram, um vídeo onde o depoimento dela, feito através de uma plataforma de IA – HeyGen e ElevenLabs, fala em inglês, espanhol, japonês e até chinês.

 

No mesmo vídeo, Rose também ressalta a importância da população se atentar às mensagens com imagens e som manipulados para propagar fake news. O apelo da pré-candidata tem como base a Resolução 23.610/19, do Tribunal Superior Eleitoral, recentemente alterada pela Resolução 23.732/2024, para incorporar regras sobre a utilização da inteligência artificial. Ao final do vídeo, a pré-candidata também aparece em imagem real e demonstra o quanto o programa pode confundir a população.

 

Rose Modesto afirma: “Eleição tem que ser feita com respeito, com verdade e com transparência. Nossa intenção, ao criar esse vídeo, foi preparar a população para o que pode vir por aí. Queremos uma pré-campanha limpa, sem ataques pessoais, com críticas aos problemas e não às pessoas. Porque esse é o jeito certo de se fazer política. E é assim que vamos fazer”.