Oposição no Senado busca últimas assinaturas para tentar abrir CPI da Previdência

ZeroUmInforma/Política –  A oposição diz já ter as assinaturas necessárias para abrir uma CPI da Previdência Social no Senado. O senador do PT, Paulo Paim, disse que já reuniu 30 das 27 assinaturas que precisa para abrir uma CPI. Mas o parlamentar só vai protocolar o pedido quando tiver 35 assinaturas. Segundo ele, para ter uma margem caso o governo consiga retirar apoios de última hora.

Paulo Paim explicou que a intenção é investigar supostas fraudes, sonegações, e desvios de recursos da Previdência para outras áreas.

O senador também citou a dívida que pessoas jurídicas têm com o INSS, que é de 426 bilhões de reais. Quase três vezes o atual deficit do sistema, avaliado em R$ 149 bilhões no ano passado.

O secretário nacional da Previdência, Marcelo Caetano, diz que mesmo com a recuperação do dinheiro dos devedores do INSS, a reforma da Previdência seria necessária. Segundo secretário, a estimativa é que se recupere cerca de R$ 100 bilhões ao longo dos anos porque muitas dessas dívidas são de empresas que já decretaram falência ou estão em disputa judicial.

Marcelo Caetano argumentou que o valor que pode ser recuperado é abaixo do atual deficit.

A reforma da Previdência é uma das prioridades do governo no Congresso Nacional. A medida está em tramitação na Câmara e prevê, entre outras mudanças, a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e 49 anos de contribuição para ter direito a aposentadoria integral.

Fonte: Agência Brasil