Governo de Mato Grosso do Sul discute ampliação da participação das mulheres no poder

ZeroUmInforma/Política – Com o objetivo de fortalecer e ampliar a participação feminina nos executivos e legislativo municipais, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, discute ampliar a participação das mulheres no poder. O Seminário Estadual Gênero, Políticas Públicas e Participação Política foi realizado em Campo Grande, no Hotel Buriti na semana que passou,.

A subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, ressaltou a participação de mais mulheres para ocuparem cargos de destaques na política. “Precisamos avançar e fortalecer os organismos de políticas para mulheres, a fim de incentivar uma maior participação no cenário político do País”, afirmou.

mulheres

Para a Ruth Dueck, economista que representa a Universidade Federal Fluminense (UFF), o debate é enriquecedor pela relevância do tema. “Aqui em MS percebo que mais da metade da população são de mulheres que votam, porém há uma participação muito pequena das mesmas frente ao legislativo e executivo. Precisamos mudar essa realidade e estimular que cada dia mais mulheres sejam detentoras de poder. O Brasil em relação a América do Sul, está em último lugar de mulheres que estão na política. Por isso esse debate deve ser multiplicado. Esse é o compromisso que quero de todas vocês”, reforçou Ruth.

O evento é voltado para mulheres que representem lideranças partidárias, lideranças de movimentos de mulheres e movimentos feministas e gestoras públicas. A execução é da Universidade Federal Fluminense (UFF) e é financiado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Juventude.

Mulheres

O tema de mulheres no poder vem sendo discutido em MS desde as Conferências Municipais e na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres ocorrida em novembro de 2015, que teve como tema: Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres. O Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul tem um eixo específico que dispõe sobre a participação e fortalecimento das mulheres nos espaços de poder e decisão, na linha do direcionamento da política nacional.