Concurso ALMS: Avaliação de cotistas é concluída e será referência nacional, diz presidente da Casa

ZeroUmInforma/Política – A avaliação dos cotistas aprovados por meio da reserva de vagas no I Concurso Público de Provas e Títulos para o Provimento de Cargos na Assembleia Legislativa (ALMS) será concluída nesta quarta-feira (12/04) e se tornará referência nacional, segundo informou o presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB). Ele explicou que a metodologia adotada foi elogiada pela Fundação Carlos Chagas (FCC), que realizou o certame. “A Assembleia tem inovado e a própria Fundação nos disse que o exemplo utilizado por nós será implantado por eles nos próximos concursos realizados por todo o Brasil”, disse.

A ALMS estabeleceu cotas por cargos e funções e os candidatos aprovados tiveram que se apresentar a grupos de avaliação. “As comissões têm representantes do segmento afrodescendente, do segmento indígena e do segmento das pessoas com deficiência, para que seja certificado que os cidadãos aprovados por meio da reserva de vagas efetivamente pertençam àquela parcela da sociedade, conforme declararam ao se inscrever ao concurso”, afirmou Mochi. Ele reiterou que as últimas entrevistas serão realizadas esta tarde, com a emissão dos laudos conclusivos, por parte das comissões. “Esta é a última etapa do nosso concurso e agora poderemos homologá-lo e, não havendo questionamentos, teremos condição então de fazer a chamada dos aprovados”, completou.

A avaliação multiprofissional dos candidatos deficientes habilitados será concluída hoje no Centro de Saúde, das 14h às 15h30, independentemente do cargo pleiteado pelo candidato. Deverá ser apresentado Laudo Médico (original ou cópia autenticada) expedido no prazo de até 12 meses anteriores à referida avaliação, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), a provável causa da deficiência, contendo a assinatura e o carimbo do número do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico responsável por sua emissão. Também precisam se apresentados os exames necessários para comprovação da deficiência declarada.

Será eliminado da lista de candidatos com deficiência aquele que não comparecer à avaliação ou cuja deficiência assinalada no Formulário de Inscrição não for constatada na forma da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (Decreto Legislativo 186/2008 e Decreto 6.949/2009) e demais normas legais. Recursos deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a divulgação do resultado, a partir do primeiro dia útil subsequente à data do referido evento, diretamente no site da Fundação Carlos Chagas. As entrevistas dos candidatos aprovados nas reservas de vagas para negros e indígenas foram realizadas nos dias 10 e 11 de abril. Saiba mais aqui.