Aluna de MS toma posse no Senado na terça-feira pelo Projeto Jovem Senador

A jovem Amanda da Silva Duarte, da Escola Estadual General Malan, de Campo Grande, toma posse na terça-feira (26), no Senado, pelo Projeto Jovem Senador, assim como alunos representantes de outro estados. A estudante obteve, neste ano, o primeiro lugar em Mato Grosso do Sul com a redação “Intolerância: Transformação por meio da aprendizagem”, sob supervisão da professora Jane Laura da Cruz do Prado, formada em Letras -Graduação e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa -Pós-Graduação. (ambas na foto acima)

 

A posse será às 11h, em sessão especial no Plenário do Senado. Nenhum deles tem mais de 19 anos e todos são alunos do ensino médio de escolas públicas.

 

LEIA A REDAÇÃO AQUI

 

Selecionados por meio de um concurso de redação, os estudantes vivenciarão durante uma semana o trabalho dos senadores em Brasília. Em 2017, o Projeto Jovem Senador recebeu quase 154 mil redações e contou com o apoio de mais de 10 mil professores. O tema da redação deste ano foi “Brasil plural: para falar de intolerância”. O projeto permite ao estudante atuar como um senador, representando seu estado, acompanhando as rotinas legislativas e até apresentando proposições.

 

Posse

 

Tradicionalmente, o primeiro colocado do concurso de redação faz a leitura do termo de posse como senador, lendo a seguinte frase: “Prometo guardar a Constituição federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de jovem senador”. Em seguida, ao ser citado, cada um dos demais jovens senadores também expressa seu compromisso, repetindo em voz alta: “Prometo”.

 

O primeiro lugar em 2017 ficou com a aluna Bruna Neri Cardoso Brandão, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília, conforme anunciou o presidente do Senado, Eunício Oliveira, na quarta-feira (22).

 

O passo seguinte no ritual de recepção dos estudantes é a eleição para a Mesa do Senado Jovem, por meio de cédula e voto secreto.

 

A cerimônia de posse dos jovens senadores será transmitida ao vivo pelo Facebook do Senado.

 

Propostas

 

Ao longo da semana, estão previstas várias atividades para os alunos, incluindo a discussão e votação de sugestões legislativas. Desde 2011, os participantes do projeto já apresentaram 45 sugestões de lei encaminhadas à análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), das quais 37 transformaram-se em projetos de lei.

 

Educação política

 

O Projeto Jovem Senador é voltado para a educação política dos jovens, como parte da Política de Responsabilidade Social do Senado, e conta com a parceria do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Também apoiam a iniciativa as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

 

  • Com informações da Agência Senado