Frente Parlamentar avança na construção de propostas voltadas aos Idosos

ZeroUmInforma/Política – Na tarde desta quarta-feira (31/5), a Frente Parlamentar da Pessoa Idosa realizou sua reunião ordinária, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. Os representantes do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas-MS) apresentaram programas voltados aos Idosos durante o evento.

Na ocaisão, a professora Marlene Alves Nogueira Rondon explicou o Programa “Detran vai aonde o Idoso está”, de autoria da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran/MS. “Consiste na conscientização de idosos, cuidadores e familiares sobre a dificuldade que as pessoas idosas têm com o trânsito. Essa Frente Parlamentar veio dar uma sacudida neste tema”, ressaltou Marlene.

A deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB), secretária da Frente Parlamentar, enfatizou a iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito. “O trabalho do Detran-MS sempre foi muito positivo e eu tenho certeza que, com todo o esforço coletivo dos que trabalham nessas campanhas educativas, muitas vidas foram salvas”, destacou a deputada.

O presidente do Coegemas-MS, Sergio Wanderly,  falou sobre a dependência e os desdobramentos das políticas públicas e a necessidade de regionalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Segundo dados apresentados por ele, a pirâmide populacional se inverteu. São cada vez mais idosos, e isso, aqui em Campo Grande, representa falta de estrutura e equipamentos, além de escassez de recursos.

Sergio Wanderly também afirmou que o momento vivido pela Seguridade Social no país é arriscado. “A política da Assistência Social no Brasil também atinge os idosos. As sugestões que trago são a regionalização dentro da Assistência Social, o serviço de atendimento domiciliar e a implantação do Centro Dia, com atendimento no período diurno aos idosos em situação de vulnerabilidade social”, explicou o presidente.

O deputado estadual Renato Câmara (PMDB), coordenador da Frente Parlamentar, ressaltou a importância da instalação do Centro Dia. “O assunto é pertinente e ainda há muito que avançar. O Centro Dia é uma ação fundamental, pois quando iniciamos essa Frente um dos debates foi o exemplo do ‘Conviver’, de Ivinhema. É necessário propiciar um projeto piloto para instalar os ‘Conviveres’, em vários municípios, e isso ampliaria os atendimentos aos Idosos no Estado”, registrou o coordenador.

Foram visitadas a Associação Asilo São João Bosco, a Universidade da Melhor Idade (Umi), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e o Conselho Estadual do Idoso. Não foi encontrada nenhuma irregularidade nas três instituições, com destaque para a Umi, que iniciou no ano de 1998, com a participação de 30 idosos e hoje conta com mais de 350 alunos. São mais de duas mil pessoas que já passaram pelo programa.

O deputado estadual João Grandão (PT) fez um convite para os participantes da reunião ordinária da Frente Parlamentar. “Estou, além de membro dessa Frente, atuando na Frente Parlamentar da Assistência Social, e na primeira audiência que tivemos em Naviraí, pudemos constatar um problema em um conjunto habitacional que está pendente de polícias públicas de assistência social e educação, mas se não tiver orçamento, é difícil fazer algo. Aqui nesta Frente precisamos debater uma forma de inserir a Assistência Social na Lei de Diretrizes Orçamentárias [LDO]”, considerou o deputado.

Também são membros da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas os deputados Herculano Borges (SD), Beto Pereira (PSDB) e Marcio Fernandes (PMDB).

Mais no zerouminforma.com.br