Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar define equipe de coordenação

A Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional definiu, durante sua primeira reunião ordinária de 2018, a equipe de coordenação que irá atuar junto ao grupo de trabalho este ano. O encontro aconteceu no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, e reuniu representantes de diversos órgãos da Administração Pública e do Terceiro Setor.

 

Foram nomeadas como secretárias executiva e adjunta Vânia de Sousa Almeida, do Conselho de Segurança Alimentar de Mato Grosso do Sul (Consea-MS) e Marcileia da Silva Sandim, da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-MS), respectivamente. Já na secretaria de articulação política, Paulo Ângelo de Souza, da Assembleia Legislativa, irá ocupar o cargo.

 

Além da nomeação das novas secretárias a reunião teve a apresentação da palestra “Alimentação Adequada – Direito Primário Fundamental” pelas Defensoras Públicas do Estado Neyla Ferreira Mendes (DPE-MS) e da União Daniele de Souza Osório (DPU-MS), além da exposição sobre a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável pela professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Alexandra Penedo de Pinho.

 

Para o coordenador da Frente, deputado João Grandão (PT), a primeira reunião do grupo reflete o compromisso das entidades em propor soluções para a insegurança alimentar vivenciada pelos grupos vulneráveis do Estado. “O debate foi intenso e resultou em várias propostas que considero efetivas para o enfrentamento da questão. Agora aguardamos o próximo encontro, em que apresentaremos o Regimento Interno da Frente já concluído”, avaliou.

 

O próximo encontro da Frente acontece no dia 23 de maio, quando seus membros poderão deliberar sobre os encaminhamentos desenvolvidos durante a reunião de hoje, entre os quais se encontram a solicitação do cadastro de segurança alimentar pelo Poder Executivo das famílias indígenas do Conesul do Estado e a adequação orçamentária da Agência de Desenvolvimento Agrário de Extensão Rural (Agraer/MS).