Cabo Almi comemora novo concurso da PM anunciado pelo Governo do Estado

O deputado Cabo Almi (PT) elogiou, durante a sessão plenária de terça-feira (27/2), o lançamento dos editais para concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, previstos para este mês de março. O certame foi oficialmente autorizado em dezembro do ano passado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

 

“A população está aguardando ansiosamente por isso e os Comandos precisam de reforço no efetivo, para que a segurança seja feita em sua plenitude. Esse concurso é muito importante para todos nós”, afirmou o deputado. Ele lembrou que muitas pessoas sonham em se tornarem policiais militares.

 

A Secretaria de Administração e Desburocratização publicou em janeiro, no Diário Oficial do Estado, a composição da comissão que ficará responsável pela organização do concurso público para provimento de 450 vagas na Polícia Militar e 200 vagas para o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

 

Caberá às comissões organizadoras a elaboração dos editais dos respectivos certames, especificando as normas e procedimentos para a seleção dos candidatos, bem como o cronograma de execução e, após sua publicação, a condução do concurso até a sua homologação. Estão previstas para o Corpo de Bombeiros: 23 vagas do Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Oficiais Combatentes; 153 vagas do Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças; 12 vagas do Quadro de Oficiais de Saúde e 12 vagas do Quadro de Oficiais Especialistas.

 

Para a Polícia Militar serão 50 vagas do Curso de Formação de Oficiais; 388 vagas do Curso de Formação de Soldados e 12 vagas do Quadro de Oficiais de Saúde. Para se inscreverem nos concursos os candidatos civis deverão possuir até, a data de encerramento das inscrições, a idade mínima de 18 anos completos (de 18 anos até 18 anos, 11 meses e 29 dias) e, no máximo, de 30 anos completos (de 30 anos até 30 anos, 11 meses e 29 dias) para os concursos para ingresso no Curso de Formação de Soldados e de Oficiais Combatentes. Por seu turno, para ingresso nos quadros de Oficiais de Saúde e de Oficiais especialistas de ambas as corporações, os candidatos deverão possuir a idade máxima de 34 anos (34 anos a 34 anos, 11 meses e 29 dias).

 

Para os candidatos militares que já pertençam à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar, não será exigida idade mínima ou máxima, no entanto, os candidatos deverão possuir na data de encerramento das inscrições, no máximo, 20 anos de efetivo serviço na respectiva corporação.