Professor pede apoio de deputados para mais escolas de educação indígena no Estado

ZeroUmInforma/Política – O professor dr. Antonio Carlos Seizer da Silva, da etnia Terena, representando o Movimento Indígena do Brasil e os Fóruns Nacional e Estadual de Educação Escolar Indígena, , subiu à tribuna durante sessão ordinária desta quarta-feira (5) para pedir apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para a construção de mais escolas voltadas ao ensino diferenciado aos índios.

O professor explica que a educação diferenciada consiste em respeito às diversidades das culturas de cada etnia indígena, por exemplo, com professores especializados e/ou indígenas e ensino bilíngue. “Em escolas não indígenas é difícil lidar com o preconceito. Somos mais de 80 mil indígenas no Estado e contamos apenas com 15 escolas estaduais de Ensino Médio e 56 municipais de Ensino Fundamental. Nos falta EJA [Educação de Jovens e Adultos] para quem quer voltar a estudar. Precisaríamos de pelo menos o dobro de unidades de ensino”, calcula Antonio Carlos.

O Fórum divulga que Mato Grosso do Sul é o segundo estado no país com maior população indígena, abrigando oito etnias – Atikum, Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Kinikinau, Ofayé, Terena. As escolas que as aldeias dispõem são, segundo o professor, de precária infraestrutura e os indígenas em situação de acampamento (decorrente de conflitos rurais) estão sem acesso a estudo. “Hoje estamos promovendo a 1ª Marcha pela Educação Indígena. Um dia de reflexão. Convido os deputados a prestigiarem nossos eventos e conferir nosso poder de protagonismo e autonomia indígena. Não queremos ser mais um voz sozinha, mas conjuntamente com vocês podemos fazer a diferença”, finalizou Antonio Carlos, que discursou na Assembleia a convite do deputado João Grandão (PT).