Assembleia Legislativa: CPIs e audiência sobre políticas públicas para mulheres marcam semana

ZeroUmInforma/Política -A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a ação/omissão do Estado nos casos de violência praticados contra os povos indígenas entre 2000 e 2015 estará reunida na próxima segunda-feira (21/3), às 9h, no Plenário Júlio Maia. Deverão ser ouvidos o professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Neymar de Souza, e a indígena Valdelice Verón, da Aldeia Taquara, no município de Juti.

Os deputados João Grandão (PT), Mara Caseiro (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB), Paulo Corrêa (PR) e Professor Rinaldo (PSDB) são membros da comissão. Ainda não foram confirmadas as oitivas de outros dois indígenas das cidades de Tacuru e Paranhos.

Ainda na segunda-feira, às 14h, os membros da CPI que investiga a atuação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) dão continuidade aos trabalhos. A comissão é formada pelos deputados Mara Caseiro, Marquinhos Trad, Paulo Corrêa, Pedro Kemp (PT) e Onevan de Matos (PSDB).

A agenda da semana ainda conta com a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na quarta-feira (23/3), às 8h, no Plenarinho Nelito Câmara. José Carlos Barbosinha (PSB) foi reconduzido à presidência, tendo como vice-presidente o deputado Lidio Lopes (PEN). Também fazem parte da comissão os deputados Mauricio Picarelli (PSDB), Renato Câmara (PMDB) e João Grandão.

Também na quarta-feira, às 13h30, a bancada do PT promoverá a audiência pública “Balanço e Perspectiva das Políticas Públicas para as Mulheres do Mato Grosso do Sul”. Está prevista a participação de representante do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

A subsecretária de Política para Mulheres, Luciana Azambuja Rocca, e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Graziele Carra Dias Ocáriz, estarão presentes na audiência pública. Foram convidados para colaborar com os debates o Comitê Dorcelina Folador e diversas comunidades indígenas.

Fonte: AL/MS

Mais