Comissão debate uso da terapia ECMO em pacientes com Covid no SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública amanhã (28) para debater o uso da terapia ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) nos pacientes com Covid-19 no âmbito dos SUS.

 

O debate ocorre às 14 horas, com transmissão interativa pelo e-Democracia.

 

O pedido para realização do debate foi apresentado pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). Ela lembra que o Projeto de Lei 1514/21, que exige terapia ECMO em hospitais de campanha para combate à Covid-19, teve a urgência aprovada pelo Plenário da Câmara, em maio.

 

“Entendemos a boa intenção do legislador ao apresentar tal proposta. Entretanto, a oxigenação extracorpórea por membrana é uma alternativa de alto custo e complexidade”, ponderou a deputada. Para ela, a adoção dessa terapia deve estar vinculada a uma série de fatores como a capacidade de prover pessoal capacitado para manipular a máquina, limitações de recursos, carga de pacientes, e a política local.

 

Foram convidados para debater o assunto, entre outros:

 

  • o coordenador de Pesquisas Clínicas em Produtos para Saúde (ANVISA), Alessandro Ferreira do Nascimento;
  • vice-presidente da Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea, Dr. Fábio Murilo da Costa;
  • coordenador da comissão de terapia intensiva oficial da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Bruno Valle Pinheiro.

 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Destaques