Telmário Mota pede mais verbas para o controle de fronteiras

O senador Telmário Mota (PTB-RR) afirmou, em pronunciamento, que o combate à violência urbana deve passar por uma educação de qualidade, oferta de trabalho e controle das fronteiras. Telmário está preocupado com a falta de verbas para o policiamento das divisas do Brasil com os países da América do Sul e nos portos.

 

O senador citou reportagem do jornal O Estado de São Paulo, segundo a qual a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) está interrompida por falta de dinheiro. Esse sistema participa da fiscalização da entrada ilegal de drogas e armas no Brasil.

 

Telmário informou que, dos R$ 427 milhões que o Exército previa gastar com o Sisfron neste ano, R$ 166 milhões não serão liberados pelo governo federal. De acordo com o senador, falta dinheiro para todas as Forças Armadas e que os recursos atuais são suficientes para cobrir as despesas só até o final de setembro.

 

— Eu apelo ao governo federal para que reveja sua política de contingenciamento de gastos de setores essenciais para o desenvolvimento do Brasil. Sou de Roraima, um estado de fronteira e sei muito bem a falta que faz a vigilância permanente e eficiente nas fronteiras — frisou.

 

Fonte: Agência Senado

Mais