MPF denuncia Graça Foster e o ex-ministro Guido Mantega por prejuízos causados à Petrobras

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro denunciou, por improbidade administrativa, a ex-presidente da Petrobras Graça Foster e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, por manipulação de preços de combustíveis e consequente prejuízo bilionário à estatal. A informação foi divulgada em nota, nesta quarta-feira (6), pela assessoria do MPF.

 

 

Além de Graça e Mantega, são denunciados na ação civil pública, por condução indevida de preços da gasolina e do diesel, outros cinco ex-integrantes do Conselho de Administração da companhia: Miriam Belchior, Francisco Roberto de Albuquerque, Luciano Coutinho, Marcio Zimmermann e José Maria Ferreira Rangel.

 

 

De acordo com o MPF, parte dos membros do Conselho de Administração à época, principalmente os indicados pelo governo, deliberaram, entre o final de 2013 e outubro de 2014, por manter uma política de retenção de preços dos combustíveis e a defasagem em relação ao mercado internacional, contrário aos interesses da Petrobras.

 

 

“Em realidade, eles atuavam segundo orientação do governo federal, que intentava segurar a inflação, tendo em vista as eleições presidenciais de 2014”, destacaram os procuradores da República Claudio Gheventer, Gino Augusto de Oliveira Liccione, André Bueno da Silveira e Bruno José Silva Nunes, autores da ação.

 

O MPF quer ainda que a União, acionista controladora da Petrobras, seja condenada a ressarcir a estatal por usá-la indevidamente para combater a inflação.

 

 

“Estima-se que essa política de retenção de preços, que provocou grande defasagem entre o preço de importação da gasolina e do diesel e o preço de venda desses produtos no mercado interno, causou um prejuízo de dezenas de bilhões de reais, sendo, junto com as perdas sofridas em razão da corrupção que assolou a companhia, desvendada pela Operação Lava Jato, uma das causas da grave crise financeira enfrentada pela Petrobras nos dias atuais”, concluíram os procuradores.

 

Fonte: Agência Brasil

Câmara Municipal

Campo Grande: vereadores apresentam balanço das atividades do primeiro semestre

Os vereadores de Campo Grande apresentaram, na sessão ordinária na terça-feira (17), o balanço das atividades parlamentares  deste primeiro semestre de 2018, no qual foram realizadas 42 sessões ordinárias.   Também foram realizadas 25 Audiências Públicas para discutir temas importantes para a sociedade campo-grandense, como transporte público, saúde, cultura, esporte, educação, etc.   Durante as […]

Brasil e Mundo

Michel Temer participa da conferência dos países de língua portuguesa

O presidente Michel Temer segue hoje (17) para Cabo Verde (África  Ocidental). Ele participa da 12ª Conferência de chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Ilha do Sal (Cabo Verde), que vai até quarta-feira (18).   Na conferência, Brasil transmitirá a presidência da comunidade para Cabo Verde. […]

Partidos

MDB anuncia convenção estadual no dia 4 de agosto no Clube Nipo Brasileiro, na Capital

A convenção do MDB e dos partidos aliados em Mato Grosso do Sul, que oficializará a candidatura do ex-governador André Puccinelli para o pleito eleitoral deste ano, será realizada no dia 4 de agosto.   Inicialmente marcado para o dia 21, o evento foi adiado a pedido da bancada estadual do partido, para que todas […]