Deputado Coronel David homenageia capoeirista em solenidade na ALMS

Na noite de ontem(2), aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a entrega da Medalha Manoel dos Reis Machado aos destaques da capoeira no Estado. O deputado estadual Coronel David (PSL) foi representado pelo assessor parlamentar  Luiz Alberto Freire Teixido, que entregou a condecoração ao capoeirista Emerson Souza Brandão.

 

Filho de Militar, nascido em Campo Grande, Emerson, mais conhecido como “Madrugada”, conheceu a capoeira no ano de 1985 em Tremembé – SP através do Grupo Berimbau de Ouro. Desde então, nunca mais abandonou a cultura trazida ao Brasil pelos escravos africanos.

 

Em 1991, Madrugada retornou a Campo Crande e começou  a treinar com o Mestre “Cai Duro”. Em 1998 ingressou no Grupo Abadá, com instrutor Marco Curinga e começou a dar aula em diversas escolas, parques, além de se apresentar em locais públicos nas famosas rodas de capoeira, tanto na capital, quanto no interior do Estado. Atualmente, aluno do instrutor Branco, continua treinando e dando aulas em escolas da Prefeitura de Campo Grande. “Agradeço ao deputado Coronel David pela homenagem. Essa lembrança,  é uma forma de reconhecer nosso trabalho e manter viva a cultura popular brasileira,” afirmou o capoeirista.

 

“Me sinto honrado por representar nosso deputado Coronel David numa noite tão importante, onde pudemos  homenagear esses guerreiros que levam adiante essa arte que tão bem representa a cultura brasileira,” disse o assessor parlamentar, Luiz Alberto.

 

Medalha Manoel dos Reis Machado

 

Criada pela Resolução 23/2017, a Medalha Manoel dos Reis Machado, que era conhecido por Mestre Bimba, também homenageia instituições por seu destaque nos trabalhos, ações e projetos sociais para o fortalecimento desse esporte e, segundo justificativa da proposta contida na resolução, deve ser entregue preferencialmente na semana do Dia da Capoeira, comemorado anualmente no dia 3 de agosto. O evento é de proposição do deputado Antônio Vaz (PRB).